quarta-feira, 23 de julho de 2014

Um pouco de arqueologia

A história da ocupação das terras que hoje chamamos de Brasil ainda guarda muitos mistérios. Temos acesso a registros escritos desde a carta de Pero Vaz de Caminha, ou seja, desde a chegada dos portugueses, mas as culturas mais antigas estão perdidas no tempo. Mesmo as culturas que tiveram contato com os povos colonizadores, que aqui têm chegado desde 1500, ainda são pouco conhecidas da maioria da população; já as culturas ainda mais antigas muitas vezes são totalmente ignoradas. Mas essas histórias ancestrais estariam mesmo perdidas?

Acreditamos que não totalmente. A arqueologia indígena no Brasil, embora ainda tímida, existe e tem desenvolvido trabalhos bem interessantes. Ela tem trazido à luz detalhes do povoamento de nossas terras de épocas muito remotas; e com isso,  surgem vários enigmas a serem desvendados.

Tentaremos, dentro de nossas possibilidades, divulgar aqui um pouco do que tem sido feito pela Arqueologia Brasileira. Nosso objetivo é despertar a curiosidade e o interesse das pessoas, para que, quem sabe, novos arqueólogos surjam e se empenhem em desbravar a História do Brasil que ainda não foi contada por ninguém. 

Começamos com um vídeo do canal Nova Amazônia, do YouTube.

"A história aqui não começou com a chegada dos portugueses, muito pelo contrário, a gente tem muito mais história anterior à chegada dos portugueses do que depois da chegada deles."



Pontas de lança


Se você tiver alguma sugestão de matéria sobre arqueologia brasileira, nos envie através do E-mail: bandaarandu@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário